[Campanha] São Paulo recebe mutirão de conscientização sobre neuropatia

escute seus nervos

São Paulo recebe mutirão de conscientização sobre neuropatia

  •  Ação faz parte da campanha “Escute seus nervos”, promovida pela Merck em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN).
  •  A campanha tem por objetivo alertar a população sobre a importância da detecção precoce de lesões nos nervos alertando sobre os sintomas dormência, tique e formigamento.

São Paulo, agosto de 2016 – Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro (quarta e quinta-feira), das 8h às 18h, será realizado na estação Ana Rosa do Metrô, em São Paulo, um mutirão gratuito para conscientizar a população sobre a importância da detecção e diagnóstico precoces da neuropatia, doença caracterizada por lesões nos nervos.

A ação, promovida pela Merck, empresa alemã líder em ciência em tecnologia, em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), faz parte da campanha “Escute seus nervos” (www.escuteseusnervos.com.br – que estará no ar a partir de 22 de agosto).

“A campanha alerta sobre os primeiros sinais e sintomas da neuropatia por meio de personagens mímicos que representam três sintomas-chave da doença: dormência, tique e formigamento. Quem for ao local receberá orientação gratuita de médicos voluntários da ABN que irão informar os pacientes e tirar dúvidas sobre a doença”, explica Aline Anschau, gerente de produto da divisão Consumer Health.

Juliana Guedes, gerente médica da divisão Consumer Health da Merck, alerta: “Nem todos têm a clareza da importância de cuidar dos nervos, e acabam ignorando os sinais da neuropatia. Mas quando os incômodos são negligenciados por tempo demais – chegando a 50% ou mais do tecido nervoso danificado – a neuropatia pode levar a danos irreversíveis. Por meio da conscientização sobre a doença, queremos ajudar milhões de pessoas que não têm conhecimento sobre os importantes sinais da neuropatia, incentivando que busquem ajuda médica. Queremos que aqueles que são afetados reconheçam esses sintomas e ajudem outros a detectá-los, sem demora”.

Captura de tela 2016-08-29 22.35.17

Sobre a neuropatia

A neuropatia é uma desordem (doença) que afeta os nervos, prejudicando suas funções. Trata-se de uma condição comum, porém pouco conhecida1-3. Dentre as causas estão a deficiência nutricional, mas também pode ocorrer sem um motivo identificado – esta é, então, referida como idiopática, ou “de nenhuma causa conhecida”.

Já a neuropatia periférica ocorre quando há lesão no sistema nervoso periférico, como nos nervos dos braços e das pernas. Cerca de 2% da população geral é acometida por neuropatia periférica, mas a prevalência chega a ser maior que 60% em diabéticos, maior que 50% em idosos e entre 25% e 66% em alcoólatras, por exemplo1-5.

“O sistema nervoso nos permite perceber, compreender e responder o mundo ao nosso redor. Ele coordena ações voluntárias como caminhar e ações involuntárias, como a respiração e deglutição. Seu papel é vital para praticamente todas as funções de nosso organismo, e por isso queremos que a população entenda a importância de estar atento aos sinais que o corpo dá e cuidar de seus nervos procurando ajuda de um especialista”, explica Dr Ronaldo Herrera, Neurologista Especialista em Neurofisiologia e Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Causas e fatores de risco

  • Diabetes;
  • Genética (familiar sofre de neuropatia);
  • Idade avançada;
  • Toxinas ambientais (tabagismo);
  • Alcoolismo;
  • Deficiências nutricionais causadas por dietas restritivas ou dietas vegetarianas/veganas.
  • Efeitos colaterais de certos medicamentos;
  • Câncer.

Sintomas

Sensibilidade ao toque, toque doloroso ou senso de toque reduzido;

Alfinetadas/agulhadas;

Sensação de ardor/dor de queimadura;

Diminuição da habilidade de sentir dor;

Perda de sensibilidade e dormência;

Tontura/marcha instável.

Fadiga muscular;

Câimbras musculares;

Formigamento e tiques;

Dor aguda;

Dificuldades para caminhar/subir escadas;

Frequência cardíaca aumentada;

Disfunção da bexiga.

Captura de tela 2016-08-29 22.31.10

SERVIÇO

Mutirão ‘Escute seus nervos’

Data: 31 de agosto e 01 de setembro

Horário de atendimento: das 8h às 18h

Local: Estande Merck próximo às catracas da Estação do metrô Ana Rosa – São Paulo

Site da campanha: www.escuteseusnervos.com.br – que estará no ar a partir de 22 de agosto

Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=H4qzMO_VAd8&feature=youtu.be

Captura de tela 2016-08-29 22.31.26

Disclaimer
A ação “ESCUTE SEUS NERVOS” patrocinada pela Merck S.A., com apoio da Associação Brasileira de Neurologia (ABN), tem caráter meramente informativo sobre a neuropatia e seus sintomas, não substituindo, de forma alguma, a consulta médica e/ou a realização de exames para o diagnóstico de qualquer doença.
Referências
1. Kraychete DC, Sakata RK. Neuropatias periféricas dolorosas. Rev Bras Anestesiol. 2011; 61( 5 ): 649-658.
2. Monforte R, Estruch R, Valls-Sole J, et al. Autonomic and peripheral neuropathies in patients with chronic alcoholism. A dose-related toxic effect of alcohol. Arch Neurol. 1995 Jan. 52(1):45-51.
3. Mold JW, Vesely SK, Keyl BA, Schenk JB, Roberts M. The prevalence, predictors, and consequences of peripheral sensory neuropathy in older patients. J Am Board Fam Pract. 2004 Sep-Oct;17(5):309-18.
4. Rebolledo AF. Guía clínica “Neuropatía Diabética” para médicos. Plast & Rest Neurol. 2005;4(1-2):35-7.
5. Chopra, K., & Tiwari, V.(2012). Alcoholic neuropathy: possible mechanisms and future treatment possibilities. BritishJournal of Clinical Pharmacology,73(3), 348–362. doi:10.1111/j.1365-2125.2011.04111.x
6. Boulton AJM et al. Diabetic somatic neuropathies. Diabetes Care 2004; 27: 1438-1486.
7. Lema MJ Types of neuropathic pain. Neuropathy News 2008-10.
8. Landmann, 2012; Callaghan, 2015; Vinik, 2003

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa