Aulas de bike indoor podem ser benéficas aos diabéticos

O esporte é, sem dúvida, um dos importantes pilares para se manter a glicemia no controle e afastar as temidas complicações. Pedalar, além de ajudar a controlar a glicemia, ainda nos deixa felizes! 

Um esporte que costuma “turbinar”o gasto glicêmico são as aulas de bike indoor, que também dão chamadas de bike class, RPM, spinning.Nessas aulas, ao som de músicas animadas, a turma pedala simulando subidas, retas, tudo ao comando do professor, alternando as rotações do pedal e a carga da bicicleta.

Como as aulas tem um gasto calórico elevado, é sempre recomendado medir a glicemia antes do início e claro, se alimentar com alguma fonte de carboidratos antes .E hidratar bastante.

Aulas de bike ajudam a controlar a glicemia

Aulas de bike classa ajudam a controlar a glicemia

Manter a glicemia em ordem é um desafio para os diabéticos que praticam esportes intensos, pois a pratica regular pode fazer com que seja necessário rever doses de medicamentos ( sempre, claro, acompanhados com seu médico) , além de prestar atenção redobrada do próprio corpo para prevenir hipoglicemias .Tudo isso vai valer a pena, pois as aulas são super animadas e a sensação de bem estar pós aula é incrível.

Para iniciar a pratica, o ideai é passar por um médico e fazer exames preliminares para testar condições cardiovasculares, como teste de esforço, eletrocardiograma, exames metabólicos.

Uma dica, se possível, é que a atividade seja praticada no mesmo horário, ou pelo menos, em “turnos” parecidos: noite, ou manhã. E evitar fazer as aulas muito tarde. Como as bicicletas são reguláveis, as aulas podem ser feitas por pessoas de qualquer idade, como jovens, e terceira idade. O desconforto do banco pode ser aliviado com bermudas especiais ou então com bancos de gel, que evita dores no bumbum, tanto homens quanto mulheres.

Além de ajudar muito no controle glicêmico ( sendo praticado da forma correta, com alimentação correta antes e depois da aula), o esporte aumenta a resistência física e o fortalecimento muscular, poupa o coração.

Contra-indicações 

Um dos pré requisitos para poder começar uma atividade aeróbia como o spinning é ter o diabetes controlado.OCaptura de tela 2016-05-20 17.16.14 aluno nunca deve se submeter a esforços intensos quando estiver com a glicemia alta e há cetose ( presença de cetonas que podem ser medidas através de um medidor parecido com os nossos glicosímetros) . I sos seria muito arriscado, pois o organismo em cetose utiliza a glicose como fonte de energia e passa a queimar gordura e músculo.

Se você tem retinopatia diabética vale a pena conversar com o oftalmologista, pois, em a;guns casos, não é indicado para pacientes que tem essa complicação.

Diabéticos com problemas cardiovasculares e ortopédicos, nas pernas, coluna e joelhos, devem ficar fora dessa modalidade.

Dicas para pedalar 

  1. Avise o professor que tem Diabetes
  2. Nunca faça aula em jejum
  3. Ajuste corretamente a bike
  4. Monitore sempre a frequencia cardíaca com frequencímetros
  5. Leve sempre sua garrafa de água ou isotônico
  6. Leve sempre glicose ou algum tipo de carboidrato, caso tenha uma hipo
  7. Utilize uma capinha de gel no seu banco, para evitor dores
  8. Em caso de hipo, interrompa a atividade, coma algo ou beba algo com açúcar

Boa se mexer?

lets go bike

 

 

 


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES