Conheça o futuro lançamento para monitoração contínua de glicemia

Há poucos dias, a Roche Diabetes Care e Senseonics anunciaram acordo para distribuição do Eversense – Sistema CGM implantável, que pretende medir continuamente os níveis de glicose no fluido intersticial em adultos com diabetes durante o tempo de vida do funcionamento do sensor.

Captura de tela 2016-06-08 15.26.44Algumas funcionalidades do sistema:

  • Ajudar na gestão da diabetes.
  • Fornecer leituras de glicose em tempo real.
  • Fornecer informações sobre as tendências da glicose.
  • Fornecer alarmes para a detecção e previsão de episódios de baixa de glicose no sangue (hipoglicemia) e de alta de glicose no sangue (hiperglicemia).

O objetivo do sistema é ser usado como um dispositivo auxiliar para complementar, e não substituir a necessidade de monitorar a glicemia pelas pontinhas de dedo.

Ao contrário de outros sensores de glicose, que precisam ser trocados com regularidade, o sensor Eversense será implantado por via subcutânea ( embaixo da pele) na parte superior do braço. Nenhuma parte do sensor fica visível na superfície da pele.

Envolto num material biocompatível, o sensor utiliza um polímero único fluorescente, indicando o nível de glicose. Um díodo emissor de luz embutido no sensor ativa o polímero que, rapidamente em seguida, sinaliza alterações na concentração de glicose por meio de uma mudança na produção de luz. A medição é então transmitida para o transmissor inteligente. Toda esta medição é concebida para ser feita automaticamente, e sem necessidade de intervenção do utilizador.

Este dispositivo é aplicado embaixo da pele do paciente

Este pequeno transmissor inteligente ativará, sem o uso de fios, o sensor que normalmente se mantém em stand by, para que a medição da glicose seja feito. O transmissor inteligente receberá os dados necessários a partir do sensor, e calculará a concentração de glicose. Os dados da glicose são então enviados pelo transmissor inteligente para um smartphone via Bluetooth.

Alarmes !
O equipamento conta com Alarmes e alertas que são enviados ao seu dispositivo móvel quando atingir níveis baixos ou altos de glicose, pré-definidos. também serão percebidos como alertas de vibração em seu transmissor inteligente. O recurso é útil para quando o dispositivo móvel não se encontrar próxima ou estiver desligado.

App INTEGRADO

sistema eversenseO app Eversense foi projetado para rodar em um dispositivo móvel para receber e exibir os dados da sensor de glicose através do Smart Transmissor Eversense. Destina-se a facilitar o acesso das medições de glicose em tempo real sem a necessidade de outro dispositivo dedicado para transportar.

Além de ver o valor atual de glicose a cada 5 minutos, o aplicativo também mostrará a tendência de seus níveis glicêmicos para que se decida, enfim, o que fazer no tratamento.

 

Fontes:
Reuters
Senseonics

 

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa