Este ano estamos vivendo um inverno mais rigoroso, com dias mais frios e com maior duração. Você presta atenção na sua hidratação durante estes dias mais frios?
O friozinho está chegou para ficar, e com ele voltam os casacões, as sopas, as noites com edredom, os banhos mais quentes…..
Como já sabemos, o aumento dos níveis de glicose no sangue é a principal característica dos diabéticos. Para os portadores do tipo 1, nosso corpo não produz insulina e no tipo 2 ( a grande maioria dos pacientes), o organismo pode oferecer maior resistência a ela, ou produzir em capacidade insuficiente. Precisamos de dieta, exercícios, boas noites de sono, uma vida equilibrada.
E como se comporta a nossa pele nesse período?
O maior órgão de nosso corpo também é constantemente afetado pelas variações glicêmicas, principalmente pelo excesso de glicose no sangue. E tanto no calor, quanto no frio, a pele também tende a ser afetada.
Com as glicemias altas, o corpo reage tentando eliminar o excesso de açúcar através da urina, o que leva à desidratação e a pele fica mais ressecada por conta disso. O mesmo acontece nos dias frios! Todos tendem a ter um ressecamento maior da pele nesse período por conta das baixas temperaturas mas, para o portador do diabetes, o cuidado precisa ser redobrado. Desta forma, evitam-se irritações, descamações, lesões e fissuras, que são portas de entrada para fungos e bactérias causadores de infecções – que podem levar também ao descontrole glicêmico.
Cuide-se! Hidrate-se por dentro e por fora para evitar complicações neste período!
Algumas dicas: