Nos dias mais frios, muito cuidado com a desidratação!

pele-desidratada-carrossel

Este ano estamos vivendo um inverno mais rigoroso, com dias mais frios e com maior duração. Você presta atenção na sua hidratação durante estes  dias mais frios?

O friozinho está chegou para ficar, e  com ele voltam os casacões, as sopas, as noites com edredom, os banhos mais quentes…..

Como já sabemos, o aumento dos níveis de glicose no sangue é a principal característica dos diabéticos. Para os portadores do tipo 1, nosso corpo não produz insulina e no tipo 2 ( a grande maioria dos pacientes), o organismo pode oferecer maior resistência a ela, ou produzir em capacidade insuficiente. Precisamos de dieta, exercícios, boas noites de sono, uma vida equilibrada.

 E como se comporta a nossa pele nesse período?

Hidrate sua pele diariamente

Hidrate sua pele diariamente

O maior órgão de nosso corpo também é constantemente afetado pelas variações glicêmicas, principalmente pelo excesso de glicose no sangue. E tanto no calor, quanto no frio, a pele também tende a ser afetada.

Com as glicemias altas, o corpo reage tentando eliminar o excesso de açúcar através da urina, o que leva à desidratação e a pele fica mais ressecada por conta disso. O mesmo acontece nos dias frios! Todos tendem a ter um ressecamento maior da pele nesse período por conta das baixas temperaturas mas, para o portador do diabetes, o cuidado precisa ser redobrado. Desta forma, evitam-se irritações, descamações, lesões e fissuras, que são portas de entrada para fungos e bactérias causadores de infecções – que podem levar também ao descontrole glicêmico.

Cuide-se! Hidrate-se por dentro e por fora para evitar complicações neste período!

Algumas dicas:

  • Evite tomar banhos muito quentes
  • Evite sistemas de aquecimento que ressecam o ambiente

    A ingestão de líquidos é muito importante nesse período

    A ingestão de líquidos é muito importante nesse período

  • Use bons hidratantes diariamente
  • Evite o uso de buchas e esponjas
  • Beba muita agua, chás, sucos. Muito líquido!

SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES