Gastroparesia x Controle do Diabetes

Muitos nunca ouviram falar desta complicação silenciosa do diabetes. Outros, não dão a ela a devida importância em seu tratamento. Entenda porque você deve tomar cuidado com este problema !

Há alguns dias atrás,  fiz a primeira endoscopia da minha vida. Desde o início do ano venho me queixando de azia, as vezes enjoo, queimação. A gastro solicitou este exame, e a equipe da UNIFESP ( Endocrinologia do Esporte) também. Era para o texto ter saído do forno ontem, mas o sono me consumiu, fiquei boba o dia inteiro.

gastroparesia3O grande receio da gastro não é uma gastrite. É algo que nós diabéticos temos que ficar atentos: a Gastroparesia Diabética.  Há alguns anos atrás abordei esse assunto aqui no blog, inclusive dei uma entrevista para a revista Vida Saudável e Diabetes ( que hoje já não circula mais). E pouco falado quando se fala de complicações. Andei procurando pela internet em muitos sites, mas realmente não vejo muita informaçãoo sobre o Diabetes e a Gastroparesia.

Ainda não sei se de fato hoje sofro com esse mal – saberemos do diagnóstico final quando a gastro me examinar novamente – mas sei que devo ficar atenta. E todos devemos prestar atenção aos famosos sinais.

Você sabe quais são os sintomas da Gastroparesia ? 

  • Sensação de plenitude, mesmo horas depois de comer, ou comendo pouco
  • Desconforto ou dor abdominal, Azia
  • Peso constantemente no estômago.

Outros sintomas :

Como é feito o diagnóstico? 

  • Em primeiro lugar, converse com seu endocrinologista e consulte um médico gastroenterologista. Exames clínicos feitos no consultório, baseados nos sintomas do paciente
  • Alguns médicos pedem uma radiografia simples de abdômen, que pode demonstrar ampla distensão gástrica por gases e líquidos
  • Um exame muito utilizado para excluir obstrução ao trânsito é a endoscopia digestiva alta, que também permite a análise da mucosa gástrica e duodenal ( exame que fiz ontem)

Quem pode ter Gastroparesia?

 Não são só portadores de diabetes que podem sofrer de Gastroparesia. Veja também alguns exemplos do que pode desencadear uma Gastroparesia:

  • Pós-operatórios de cirurgias para a retirada de parte do estômago (ex: algumas cirurgias bariátricas)
  • Cirurgias para úlceras ( gástricas)
  • Hipotireoidismo
  • Doenças neurológicas com comprometimento da inervação do estômago, como o mal de Parkinson
  • Insuficiência renal aguda

Quais os riscos para um paciente diabético?

 Dificuldade no controle da glicemia, já que após as refeições, pela digestão mais lenta, os valores da glicemia tendem a ser errôneos. Hipoglicemias e hiperglicemias tornam-se frequentes e difíceis de controlar.

 Tratamento

Felizmente, é possível tratar a Gastroparesia. O primeiro passo para o tratamento é sempre o acompanhamento médico.
O controle glicêmico é imprescindível para o sucesso no tratamento.
Podem ser indicados alguns medicamentos para ajudar o processo digestivo.

 

Hiperglicemia-iconsHiperosmolar_03Fique atento!!! Se vc estiver sentindo os sintomas acima, procure seu endocrinologista, um gastroenterologista, se cuide!!!! E fique ligado: assim que souber do meu diagnóstico conto para vocês! 😉

 

 


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES