Muitos nunca ouviram falar desta complicação silenciosa do diabetes. Outros, não dão a ela a devida importância em seu tratamento. Entenda porque você deve tomar cuidado com este problema !
Há alguns dias atrás, fiz a primeira endoscopia da minha vida. Desde o início do ano venho me queixando de azia, as vezes enjoo, queimação. A gastro solicitou este exame, e a equipe da UNIFESP ( Endocrinologia do Esporte) também. Era para o texto ter saído do forno ontem, mas o sono me consumiu, fiquei boba o dia inteiro.
O grande receio da gastro não é uma gastrite. É algo que nós diabéticos temos que ficar atentos: a Gastroparesia Diabética. Há alguns anos atrás abordei esse assunto aqui no blog, inclusive dei uma entrevista para a revista Vida Saudável e Diabetes ( que hoje já não circula mais). E pouco falado quando se fala de complicações. Andei procurando pela internet em muitos sites, mas realmente não vejo muita informaçãoo sobre o Diabetes e a Gastroparesia.
Ainda não sei se de fato hoje sofro com esse mal – saberemos do diagnóstico final quando a gastro me examinar novamente – mas sei que devo ficar atenta. E todos devemos prestar atenção aos famosos sinais.
Você sabe quais são os sintomas da Gastroparesia ?
Outros sintomas :
Quem pode ter Gastroparesia?
Não são só portadores de diabetes que podem sofrer de Gastroparesia. Veja também alguns exemplos do que pode desencadear uma Gastroparesia:
Quais os riscos para um paciente diabético?
Dificuldade no controle da glicemia, já que após as refeições, pela digestão mais lenta, os valores da glicemia tendem a ser errôneos. Hipoglicemias e hiperglicemias tornam-se frequentes e difíceis de controlar.
Tratamento
Felizmente, é possível tratar a Gastroparesia. O primeiro passo para o tratamento é sempre o acompanhamento médico.
O controle glicêmico é imprescindível para o sucesso no tratamento.
Podem ser indicados alguns medicamentos para ajudar o processo digestivo.
Fique atento!!! Se vc estiver sentindo os sintomas acima, procure seu endocrinologista, um gastroenterologista, se cuide!!!! E fique ligado: assim que souber do meu diagnóstico conto para vocês! 😉