Diabetes e bebida alcóolica: essa mistura é possível? O fim de semana está chegando, happy hours, festas, jantares. Podemos enfim, beber vinho, cerveja, whisky?
Ainda existe um grande mito sobe o consumo de bebidas alcóolicas por diabéticos. Enfim, podemos ou não podemos consumi-las? A resposta é , SIM, MAS COM MUITA MODERAÇÃO! Entenda aqui o porque.
As bebidas alcóolicas podem fazer com que a nossa glicose no sangue se altere, tanto para cima quanto para baixo, causando hipoglicemias ( principalmente quando bebemos de estômago vazio, por exemplo). Por esta razão é importante ser moderado.
É recomendado, junto com o consumo de bebida alcóolica, algum tipo de alimento e alterar também com o consumo de água.
Importante prestar bem atenção no tipo de bebida que se vai consumir. A cerveja, por exemplo, tende a elevar a taxa de glicose no sangue, pois contém mais carboidratos que outros fermentados, como o vinho, pró-secco, champanhe. Preste bem atenção em que tipo de alimento irá consumir junto com ela. Junto da cerveja, evite carboidratos. Para o vinho, seja moderado e alterne com agua. Não se esqueça de monitorar a glicemia!
Já para as bebidas destiladas, como a pinga, uísque ou rum, é interessante consumir alimentos que tenham alguma quantidade de carboidrato, pois tendem a baixar a glicemia, elevando o risco de hipoglicemia.
Algumas pessoas tomando hipoglicemiantes orais (principalmente Diabinese) podem ter uma reação severa se tomarem álcool. Se este for seu caso e se você bebe freqüentemente, converse com seu médico.
Tente beber sempre o menos possível mas, mais uma vez, modere! E aproveite bem seu fim de semana!
Dicas preciosas:
Fontes de Consulta:
Dr. Walter Minicucci
Diabetes & Você