Coluna do mês – Dra . Deise Santiago

Para inaugurar o quadro Coluna do Mês do blog, convidamos a querida Dra. Deise Leandro Santiago, diabética tipo1, educadora em diabetes  e especialista e nutrição clínica e esportiva. Aqui, ela responde a perguntas muito comuns entre pacientes, que foram enviadas recentemente. Confiram!

Dieta e nutrição para pessoas com diabetes

Dra. Deise Santiago

Dra. Deise Santiago

Em uma primeira consulta, quais fatores devem ser analisados em um paciente com diabetes? Existem diferenças na avaliação entre o DM1 e o DM2?

O tempo de diabetes interfere na conduta nutricional. Existem os mitos que acabam levando as pessoas a tomarem decisões equivocadas, o primeiro passo é desmistificar esses itens. Após isso a dose de insulina ou o medicamento oral e o dia a dia da pessoa precisam ser avaliados para identificar risco para hipoglicemias e hiperglicemias. Depois vou adaptando a alimentação ao dia a dia e identificando alimentos que não são bons à saúde (de ninguém e não somente para quem tem diabetes).

A diferença no atendimento entre tipo 1 e 2 é apenas a medicação utilizada.

Qual conduta você aconselha para o paciente que acabou de ser diagnosticado?

Explicar o que é o diabetes primeiramente e a importância de tomar a medicação conforme orientação médica. Muitos chegam ao consultório sem saber o que é o diabetes e porque precisam tomar o medicamento, acabam abandonando o tratamento e se prejudicam sem saber. E orientar sobre alimentação saudável e atividade física que são essenciais para o controle do diabetes e melhora na saúde de modo geral.

Quais novidades no tratamento você tem utilizado nos pacientes? E os resultados?

Utilizo bastante aplicativos de celular para facilitar as anotações e a visualização de como estão as glicemias, também para a contagem de carboidratos para ser mais acessível e não precisar levar um livrinho todo o tempo.

Você também tem diabetes tipo 1 e faz uso de Bomba de Insulina. O quanto sua vida tendo diabetes te auxilia para cuidar dos pacientes? E o que costuma fazer para conseguir um bom controle?

Ter diabetes apenas me faz entender melhor algumas situações, como a revolta de se ter a doença, os sintomas de hipoglicemia… É preciso sempre lembrar que cada pessoa responde ao tratamento de uma forma. Então o meu tratamento pode não ser o melhor para outra pessoa.

Eu procuro me alimentar adequadamente, pelo menos fazer caminhada quando não consigo treinar ou dançar. Me manter ativa é essencial! E nunca esquecer da insulina!

Estamos em pleno novembro azul, o Dia Mundial do Diabetes aconteceu recentemente ( em 14 de novembro) e várias ações vem acontecendo ao longo do pais. Que mensagem deixaria para as pessoas com diabetes?

As pessoas tem muito medo do Diabetes por conta do que ocorria no passado, quando não existiam glicosímetros e tudo era desconhecido. Sem conhecimento as pessoas tem complicações.

Meu recado é: busquem informações! Existem muitos mitos sendo disseminados, mas quem escolhe como vai ser o seu futuro é você mesmo. Dá pra viver super bem mesmo tendo diabetes.

Procure profissionais capacitados e que entendam sobre diabetes! Muitos não tem tanto conhecimento e acabam falando coisas erradas. Cada profissional tem uma especialidade.

Além disso, as festas de fim de ano em breve começarão a surgir. Podemos comer e beber de tudo? Devemos tomar algum cuidado?

Isso é bem relativo, eu digo que não, porque nem pessoas sem diabetes podem comer e beber de tudo.

Mas isso não indica proibição! A moderação é a palavra-chave! Fartura é bom, mas precisamos lembrar que serão vários dias de festa. Que tal diminuir as variedades? Assim não sobra comida e dá pra comer coisas diferentes todos os dias!

Cuidado com as quantidades!!! Não precisa fazer um prato enorme, coma o suficiente para deixar seu corpo alimentado. O ideal é verificar com a Nutricionista as porções adequadas.

E não fique apenas comendo! Se exercite! Dance! Caminhe!

 

Deise Leandro Santiago
Nutricionista Clínica e Esportiva
Educadora em Diabetes
CRN 3 40982
Avenida Padre Pereira de Andrade, 353
11 993059678
Atendimento de terça à sexta
Rua Vergueiro, 3476
11 55726411
Atendimento segunda à tarde e sábado de manhã.

 


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES