Calma! Esse não é um post com o objetivo de trazer mais uma preocupação para a nossa vida com diabetes… Afinal, já são tantos os cuidados diários com a medição da glicemia, tomada dos remédios, alimentação, exercícios…
A boa notícia é que quando estamos com o diabetes e a glicemia sob controle, nossa visão muito provavelmente também está! Os riscos do diabetes à visão são decorrentes de níveis elevados de açúcar no nosso sangue. Com o tempo, o acúmulo do açúcar danifica os pequenos vasinhos de sangue que temos dentro da retina. Eles se rompem ou se afrouxam permitindo que os fluídos vazem, podendo assim causar doenças como a Retinopatia Diabética e o Edema Macular Diabético, que danificam a visão e são hoje a maior causa de cegueira em adultos.1
Para assistir o vídeo da campanha, clique aqui
O que fazer para cuidar da visão?
Bem, o mais importante, é ter adesão a todos os cuidados regulares para controlar o diabetes. Além disso, algumas atitudes bem simples podem nos ajudar a continuar mantendo uma visão saudável… Confira!
Recomenda-se a visita a um oftalmologista especialista em retina anualmente2
Como as pessoas com diabetes estão muito mais sujeitas a determinadas doenças da visão – como o Edema Macular Diabético e a Retinopatia Diabética – devem visitar regularmente o oftalmologista especialista em retina.2
Pacientes quem têm diabetes há bastante tempo e mulheres grávidas com diabetes precisam ter cuidados redobrados – neste último caso, o recomendado são visitas trimestrais ao oftalmologista especialista em retina!2
Fique atento aos sintomas… Mas não espere que eles apareçam.
As doenças como o Edema Macular Diabético e a Retinopatia Diabética são chamadas de silenciosas, pois vão se agravando por muito tempo até que possamos perceber seus sinais – e aí algumas consequências já podem ser irreversíveis à visão. Por isso, ficar atento ao aparecimento dos sintomas abaixo é muito importante, mas agir de forma preventiva é a melhor opção!
Os sintomas podem incluir:
Salve sua visão!
Ainda que você tenha descuidado do controle glicêmico, nem tudo está perdido. Quando diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada, é possível interromper a progressão dessas doenças e, consequentemente, preservar a sua visão!
A consulta a um oftalmologista especialista em retina é recomendada uma vez ao ano. Programando-se com antecedência você poderá já deixar marcado em seu calendário anual!
Para saber mais acesse o site: doencasdaretina.novartis.com.br/
Referências