Alimentos integrais…são deliciosos! É só se acostumar!

Integral ou não? Prefira SEMPRE  os integrais!!!!

Para quem tem Diabetes Tipo 1 e faz contagem de carboidratos, sabemos que sim, podemos comer de tudo moderadamente. Basta checar corretamente as quantidades, contar a quantidade de carboidratos( CHO)  presentes no alimento e calcular o bolus da insulina utilizada em seu tratamento. Desde que surgiram no mercado os pães diet e integrais ( se não me engano, isso foi em 1988, 1989 aqui no Brasil) além das massas integrais, meus pais começaram a trocar os alimentos de casa. Todo mundo só usava massa integral! Eram poucas as marcas, e alguns não eram bons. Até que  chegou o italiano Barilla, o nacional Renata ( que tinha até o Farfalle, o gravatinha). Uso há tantos anos, que em casa muito raramente  entra outro tipo de massa ( por exemplo, gnocchi…não tem como né? ) . Fazemos poucas pastas por aqui, e na maioria com molho de tomate, a base de carne magra ou, se for um branco, com leite desnatado e muitos temperinhos pra ficar bem gostoso. Recentemente fui ao Supermercado Pão de Açúcar e vi a marca italiana De Cecco. Fiz final de semana retrasado. Opinião da little chef aqui? SENSACIONAL! Fiz um carbonara light ( as receitinhas vem logo mais, ok? )   O ponto al dente é perfeito, a massa é firme e muito saborosa! O preço dos integrais não costuma variar muito e, infelizmente, como todos  os diets, lights, comidas sem gluten, etc, é mais caro. Mas vale a pena investir nisso.

Linguine Integral De Cecco, testado e aprovado!!!

Linguine Integral De Cecco, testado e aprovado!!

Já para quem tem Diabetes Tipo 2 e faz uso de medicamentos, consulte sua nutricionista, para saber comoé a melhor forma de consumir massas, pães integrais em sua dieta. Faça tudo sempre com disciplica ok?

E porque devemos dar preferencia aos integrais? Simples! Massas , pães, arroz, batata são carboidratos SIMPLES, que liberam energia imediata para o organismo e não matém a saciedade por muito tempo. E ainda, por serem absorvidos rapidamente, elevam a glicemia rapidamente. Ao contrario dos produtos integrais, que são carboidratos COMPLEXOS, a fibra presente nesse alimento ajuda a liberar a glicose  no sangue aos poucos, ou seja, o pico glicemico é bem menor que o macarrão tradicional. Até pizza comecei a pedir com essa massa. A diferença é muito pequena, ea glicemia agradece!!!! 😉

Isso vale para os pães integrais, massa para panqueca, pizza, farinhas, arroz integral.

E lembre-se sempre, principalmente se você precisa perder uns quilinhos, os carboidratos não devem ser banidos da dieta, pois sem eles , o organismo fica mais lento e fica mais difícil emagrecer. É possível sim consumi-los, manter a glicemia sob controle e ainda por cima perder peso, associando sua dieta com bons hábitos e principalmente atividade física, SEMPRE  com acompanhamento de profissionais nutricionistas e endocrinologistas. Bom apetite!


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES