Controle x tecnologia – quando seu equipamento resolve não funcionar

Oi Pessoal!

Começaram a acontecer tantas coisas ao mesmo tempo aqui em casa que me vi obrigada a priorizar e colocar algumas coisas na frente. Organização  demanda um tempo as vezes! Principalmente quando isso tudo envolve documentos, finanças, projetos, a reforma que apresentou uma “surpresa”….mas já coloquei ordem em tudo e vamos lá.

E do dia para a noite ...

E do dia para a noite …

Nesse meio tempo aconteceu uma coisa bem desagradável, bom no fim de semana do lançamento do livro do Mark Barone “Diabetes, conheça mais e viva melhor”( estou terminando de ler, recomendo para todo mundo) . No dia anterior ao lançamento ( domingo 17/08) , estava lá eu na ADJ em um encontro para candidatos a voluntários quando meu controle da bomba ( no caso da minha bomba, o equipamento semelhante ao glicosímetro que manda os comandos para a bombinha enlouqueceu! No sábado de manhã, enquanto o pessoal falava e eu tentava medir a glicose para comer um pedaço beeeeem fino de bolo de cenoura, começou a apresentar uma msg de erro que me pedia para tirar a pilha, aguardar e recolocá-las.  E voltou a funcionar.

Até o dia seguinte. Paniquei! Em pleno domingo, dia que tradicionalmente os horarios mudam, comemos coisas diferentes…Como a central da Roche só funciona de segunda a sábado, só me restou aguardar, pegar um glicosímetro reserva ( sempre tenho alguns ) , tabelinha de carbo e meu iphone-  o APP que mais gosto é o Insulin Pro. Esse aplicativó é muito legal, pois você configura absorção dos carboidratos manhã, tarde e noite , se fez esportes ou não e qual intensidade foi. Com essas informações, ele calcula a dose de insulina. 

Glicosímetro!

Glicosímetro!

Insulin Pro e olha o resultado :(

Insulin Pro e olha o resultado 🙁

Liguei na Roche ( o aparelho é novo, está na garantia)Fizemos alguns testes e foi detectado mesmo uma falha eletronica. Tchau glicosímetro! 🙁 . Me deram 15 dias para a troca. Preparei então para me adaptar ao tempo sem o controle.

Como não paro , faço várias coisas ao mesmo tempo, nem preciso dizer o que aconteceu nos primeiros dias não? Esquecia de comer, ou de medir, errei alguns calculos…e por um milagre o equipamento novo chegou uns 4 dias depois. A configuração foi rápida, fiz direto com a central da Roche baseado nos valores na educadora . O chato é que estavamos fazendo um acompanhamento de perto para acertar todas as doses, rotina,carboidratos…. com o novo equipo, vamos começar quase do zero.

A partir do momento em que se usa um equipamento eletrônico, seja ele qual for: celular, ipad, os glicosimetros até a bomba, etc. etc, temos que estar preparados para uma emergência.e com isso percebi que andei dando uma relaxada no preparo ( eu sou bem precavida em viagens).

Um pouco melhor! Tentando deixar a glicemia no lugar

Um pouco melhor! Tentando deixar a glicemia no lugar

Vale a pena SEMPRE ter um check list para não passar apuros, seja no dia a dia, no  trabalho, no carro, ônibus, em viagens….vale essas dicas ( já passei tanto aperto por não pensar assim antes!)

Para Bomba de Insulina

  • Tenho pilhas o suficiente para o controle ( AAA) e para a bomba ( AA) ?
  • Insumos ( cateter, canula e cateter, refil, etc)?
  • Tenho tiras reagentes?
  • Se a bomba parar de funcionar, você vai precisar se adaptar por um tempo a uma outra insulina, com canetinha ou seringa.

Para qualquer tipo de tratamento

  • Meu medicamento é suficiente? Insulina, comprimidos, vitaminas?
  • Tenho ( claro, se possível) um glicosímetro extra, caso o meu para de funcionar?
  • Tenho glicose na bolsa, mala, gaveta, carro, etc?

Para ajudar no controle e nos cuidados do dia a dia existem vários apps que podem nos ajudar a contar carboidratos, calorias, calcular insulina….Estou fazendo um levantamento das ultimas novidades para postar aqui. Os que uso? Insulin Pro, como disse acima, para uma emergência , Flemin Carb & Calc e iNutri. Me falaram de app que considera proteinas e gordura, preciso saber qual é!

E se você não usa nada de coisas tecnológicas, ….simples!!! Caderninhos!!!! Existem varios livrinhos de laboratórios e alguns sites como o www.contadocarboidratos.wordpress.com que podem ajudar no controle.

Cuide-se, mesmo que imprevistos aconteçam! Temos que ter jogo de cintura para imprevistos né? 😉

 

 

 

 

 

 


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES