Oi Pessoal!
Começaram a acontecer tantas coisas ao mesmo tempo aqui em casa que me vi obrigada a priorizar e colocar algumas coisas na frente. Organização demanda um tempo as vezes! Principalmente quando isso tudo envolve documentos, finanças, projetos, a reforma que apresentou uma “surpresa”….mas já coloquei ordem em tudo e vamos lá.
Nesse meio tempo aconteceu uma coisa bem desagradável, bom no fim de semana do lançamento do livro do Mark Barone “Diabetes, conheça mais e viva melhor”( estou terminando de ler, recomendo para todo mundo) . No dia anterior ao lançamento ( domingo 17/08) , estava lá eu na ADJ em um encontro para candidatos a voluntários quando meu controle da bomba ( no caso da minha bomba, o equipamento semelhante ao glicosímetro que manda os comandos para a bombinha enlouqueceu! No sábado de manhã, enquanto o pessoal falava e eu tentava medir a glicose para comer um pedaço beeeeem fino de bolo de cenoura, começou a apresentar uma msg de erro que me pedia para tirar a pilha, aguardar e recolocá-las. E voltou a funcionar.
Até o dia seguinte. Paniquei! Em pleno domingo, dia que tradicionalmente os horarios mudam, comemos coisas diferentes…Como a central da Roche só funciona de segunda a sábado, só me restou aguardar, pegar um glicosímetro reserva ( sempre tenho alguns ) , tabelinha de carbo e meu iphone- o APP que mais gosto é o Insulin Pro. Esse aplicativó é muito legal, pois você configura absorção dos carboidratos manhã, tarde e noite , se fez esportes ou não e qual intensidade foi. Com essas informações, ele calcula a dose de insulina.
Liguei na Roche ( o aparelho é novo, está na garantia)Fizemos alguns testes e foi detectado mesmo uma falha eletronica. Tchau glicosímetro! 🙁 . Me deram 15 dias para a troca. Preparei então para me adaptar ao tempo sem o controle.
Como não paro , faço várias coisas ao mesmo tempo, nem preciso dizer o que aconteceu nos primeiros dias não? Esquecia de comer, ou de medir, errei alguns calculos…e por um milagre o equipamento novo chegou uns 4 dias depois. A configuração foi rápida, fiz direto com a central da Roche baseado nos valores na educadora . O chato é que estavamos fazendo um acompanhamento de perto para acertar todas as doses, rotina,carboidratos…. com o novo equipo, vamos começar quase do zero.
A partir do momento em que se usa um equipamento eletrônico, seja ele qual for: celular, ipad, os glicosimetros até a bomba, etc. etc, temos que estar preparados para uma emergência.e com isso percebi que andei dando uma relaxada no preparo ( eu sou bem precavida em viagens).
Vale a pena SEMPRE ter um check list para não passar apuros, seja no dia a dia, no trabalho, no carro, ônibus, em viagens….vale essas dicas ( já passei tanto aperto por não pensar assim antes!)
Para Bomba de Insulina
Para qualquer tipo de tratamento
Para ajudar no controle e nos cuidados do dia a dia existem vários apps que podem nos ajudar a contar carboidratos, calorias, calcular insulina….Estou fazendo um levantamento das ultimas novidades para postar aqui. Os que uso? Insulin Pro, como disse acima, para uma emergência , Flemin Carb & Calc e iNutri. Me falaram de app que considera proteinas e gordura, preciso saber qual é!
E se você não usa nada de coisas tecnológicas, ….simples!!! Caderninhos!!!! Existem varios livrinhos de laboratórios e alguns sites como o www.contadocarboidratos.wordpress.com que podem ajudar no controle.
Cuide-se, mesmo que imprevistos aconteçam! Temos que ter jogo de cintura para imprevistos né? 😉