O que a falta de rotina faz na vida de um Diabético

Desde  março a minha vida deu uma virada de , talvez, uns 180 graus. E o final desta história ( que ainda está chegando à metade ainda) será bom, já é certo. Mas até chegar lá, do jeito que está tudo agora, percebi – na marra – que terei que me policiar mais, me cuidar mais, ser bem mais disciplinada.

E porque?  Meu marido “quebrou o porquinho “, pegou as economias e compramos um apartamento . Tivemos que sair de um aluguel que nos consumia mensalmente, e recomeçar nossa vida de outro jeito. Foi uma decisão correta, mas que está me dando medo. Medo de sair da zona de conforto, da casa montada há 7 anos, de tudo o que vai mudar de agora em diante. medo que parece bobo, mas….

Só que, até mudarmos , foi uma correria sem fim, e foi aí que eu errei feio:  primeiro, encaixotar uma casa INTEIRA  em 15 dias ( a intenção era entregar o imóvel dia 05 de abril), pintar para entregar, levar tudo para o novo ( que só mudaríamos no fim de maio) e se hospedar por alguns dias na casa do meu sogro. Socorro.

A falta de rotina pode acabar com seu bom controle do Diabetes!

A falta de rotina pode acabar com seu bom controle do Diabetes!

Desde que deixamos o apto, tambem deixei de ter a funcionária que cuidava de tudo – comida, roupa, limpeza – e passamos a ter de nos adaptar a rotina da “casa provisória”. Só que a rotina era MUITO  diferente do que eu estava habituada.  o pessoal lá acorda tarde, a empregada entra as 11 da manhã, não tinhamos liberdade alguma e, diferente do que seria, por exemplo, na casa da minha mãe, não houve esforço algum para fazer com que ficassemos a vontade.

Minha rotina em casa era a seguinte ( até  iniciar o empacotamento geral) :

  • Café da manha / fisio / ginastica
  • Casa, cuidar das nossas coisas
  • Almoço
  • Leituras, blog, hunting ( sim, eu ainda estou tentando me recolocar no mercado)
  • Jantar
  • Leitura, talvez ginastica de novo
  • Lanchinho pra dormir
  • Eu acordava e o café estava pronto, com todos os meus diets, pão integral, etc, etc
  • Tinha na geladeira a minha gelatina diet, minhas frutinhas congeladas, tudo que eu precisava para os lanchinhos
  • O almoço e o jantar eram sempre: arroz integral, feijão, legumes e carne magra, feitos com pouco sal e muitos temperos naturais

E…tudo mudou. Eu estranhei MUITO a mudança radical, porque não conseguia criar uma rotina saudável para a minha vida nessa fase intermediária, Como o clima lá era estranho , decidimos mudar para o apartamento do jeito que está: entre caixas, sem fogão, sem box, sem armários, no meio de caixas….no meio de um verdadeiro caos. Passamos a comer muito na rua e eu relaxei um pouco. Resultado: 3 kg a mais e uma glicada de 8,1 %.

Ainda estamos muito na fase de definir coisas, mas a angústia do momento, de não ter as coisas prontas, mesmo eu tentando tomar café, almoçar , jantar , eu não estou conseguindo deixar o Diabetes no lugar.

Nesses dias da correria, fiz periodos de jejum perigosos, porque não tinha mais nada no apto antigo enquanto eu estava la, ou estava na rua, ou na casa do sogro  ( eu não ficava a vontade pra beliscar fora de hora…)

Na correria, eu até fiquei com aquele pensamento de “ah, ja ja eu como”, mas agora, olhando pra tras, mais uma vez  vejo os meus erros . A visão deu uma embaçada, a glicemia enlouqueceu, e hoje de manhã eu peguei minha agenda e listei tudo o que tenho que fazer JÁ. PRECISO VOLTAR AO MEU NORMAL, PRECISO ME REENCONTRAR NO MEIO DESSA BAGUNÇA.

A começar pela ginástica, que acho que desde que voltei das férias de janeiro não consegui voltar direito. Isso vai influenciar diretamente no meu controle.

Passei pela Nutricionista semana passada, Endocrinologista e Oftalmologista, e graças a Deus, esta td bem, embora a glicada tenha subido. Agora tenho que “trabalhar”para baixar os valores. Decidimos que vou colocara Bomba de Inuslina ( eu bem que relutei, mas acho que será melhor para mim) e agora estamos estudando qual a melhor opção para mim.

SEM ROTINA = DESCONTROLE

Toda santa vez que saio da rotina de 8 picadas ao dia, 6 refeições diárias, atividade física e boas noites de sono eu geralmente me dou mal. Quando vou para a praia, por exemplo, o pessoal costuma “almoçar “no final da tarde, e ficar um longo periodo sem comer. Claro que isso aconteceu comigo várias vezes, mas me fez tão mal que hoje levo o que for possível para não ficar tanto tempo sem comer nada.

Algumas coisas são fundamentais para a vida SAUDÁVEL de um diabético, seja ele tipo 1, tipo 2, gestacional, Lada ou Mody:

Alimentação regrada – comer com intervalos de 3 horas ( café da manhã, lanchinho, almoço, lanchinho, jantar, ceia) e dar preferências a alimentos magros, integrais, grelhados com pouca gordura, etc

Atividade física diária –  no mínimo 30 minutos por dia. O ideal, claro, é fazer um pouco mais, mas, para quem não gosta de praticar esporte algum, vale pelo menos uma caminhada, subir escadas, pular corda, qq coisa! Fazer algo que de prazer é a melhor forma de se exercitar sem sofrimento: jogar bola, nadar, correr, qualquer coisa vale.

Medir a glicemia regularmente – conheço muitos diabéticos tipo 2 que medem a glicemia capilar uma vez por semana, duas….eu, particularmente, acho pouco, principalmente para quem descobriu há pouco tempo a doença, que é um período com maior descontrole. Ajuda bastante saber como está antes de comer, se exercitar, dormir….

Dormir bem – é preciso sempre descansar. Ajuda no controle, mantém a disposiçao para o dia a dia e para os exercícios

Fazer os exames de rotina e acompanhamento médico – Isso já estamos “cansados”de saber. São os exames que nos mostrarão como anda nosso corpo e nosso esforço para manter o Diabetes em ordem: Hemoglobina Glicada, Glicemia em Jejum, Colesterol total e Fraçoes, TSH, T4, exames de urina para checar a função renal, e fundo de olho ( o oftalmologista pode pedir uma Angiofluorescenciografia por exemplo)

Eu, pelo que já contei acima, saí da rotina que seguia antes, e me dei mal. Agora vou correr atrás do tempo perdido e checar todos os exames daqui uns 2 meses. Quem sabe, já com a bomba a tiracolo!

Beijos e se cuide….sempre! 🙂

 

 


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES