Bem chateada com meus exames…

Como andei me sentindo muito estranha nos últimos dias, não pelo diabetes em si, que na ultima semana consegui manter em níveis legais, mas creio que pela tireoide….meu sono passou a ser quase patológico, o cabelo anda cada vez mais mirrado, unhas viraram papel e eu ganhei 2 quilos sem mudar a dieta e rotina de exercícios…..resolvi dia 12 de junho, terça, correr no laboratório e fazer alguns exames.

Hoje saiu o resultado, fiquei mega chateada…minha glicada está nas alturas, 7.8, e preciso mais do que nunca baixar isso logo pra manter meu fundo de olho em ordem. E porque está tão alta?

A maioria sabe que a Hemoglobina Glicada é um exame imprescindível e, diabéticos, pois revela o indice glicemico nos ultimos 3 meses. Extraí um texto sobre o assunto no blog da ADJ, publicado em 2010, bem elucidativo, para os que ainda sabem pouco sobre o assunto.

No meu caso, esse alto valor ( que eu e minha endócrino já estávamos esperando) se deu ao uso de corticoides para tentar aliviar as crises de dor no ciático que andaram me assombrando. Como eu não posso, de forma alguma, usar anti inflamatórios para não agredir o rim ( anti inflamatórios para pacientes com algum tipo de problema renal – nefropatias leves, moderadas, agudas – são proibidos pois são extremamente tóxicos….jajá posto algo sobre o assunto!) e isso me fez perder o controle sobre a glicemia, pois os corticoides aumentam a resistência à insulina e , mesmo aumentando as dosagens no dia a dia, fica beeeem mais difícil conseguir um bom controle.  Como acabei tomando uma injeçao de Diprospan, a dose foi literalmente “cavalar”e agonizei por mais de um mes. E que saber? Me livrei da dor por um tempo, mas ela as vezes volta. E prefiro fazer uma hora de alongamento por dia que tomar de novo isso. Como é sofrido! 

Mandei os resultados para a minha médica analisar e vamos discutir qual será a melhor forma de baixar esse resultado. Em agosto repetirei os exames.

O resto até que está com, a tireoide um pouco estranha, colesterol e urina normais. Chato ne? Por isso prometi a mim mesma que mesmo morrendo, pelo menos uma caminhadinha no parque vou fazer todo dia. Não posso me dar ao luxo de descansar……nem de ter preguiça. Não, não, não.Afinal, vida de diabético é assim mesmo.

POR QUE A HEMOGLOBINA GLICADA (A1C) É TÃO IMPORTANTE?

A hemoglobina glicada, ou A1C, é um dos seis exames que as pessoas com diabetes precisam fazer regularmente. Alguém sem diabetes teria um A1C entre 4 e 6 por cento, enquanto a meta para a maioria das pessoas com diabetes é uma A1C inferior a 7 por cento.

“Quanto mais alta a sua A1C, maior o risco de desenvolver complicações a longo prazo, tais como infarto, derrame, doença renal, neuropatia e os problemas de circulação”, diz Martin Abrahamson, MD, Diretor Médico do Contro de Diabetes Joslin.

Mantenha sua glicemia o mais dentro possível dos níveis alvo (determinados pelo seu médico), e corrija as variações glicêmicas. Nunca e esqueça da importância da auto-monitorização frequente da glicemia, de tomar sua mediação (insulinas, comprimidos, ou ambos), de se alimentar de forma saudavel e praticar exerc´cicios físicos para além de manter o controle da glicemia, manter-se saudável.

“A A1C é uma leitura mais sofisticado feito por laboratórios e reflete a média da glicose ao longo dos últimos dois a três meses”, explica Andrea Penney, RN, CDE, na Joslin Diabetes Center.

Penny explica que a A1C mede a glicose que se adere às moléculas de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Quanto maior os níveis de glicose no sangue, a glicose se apega mais à hemoglobina e, portanto, maior a A1C. Os glóbulos vermelhos, ou hemácias, duram 120 dias. Por isso, medir o percentual de moléculas de hemoglobina que têm glicose associada, ajuda-nos a saber a quantidade extra de glicose que esteve na corrente sanguínea durante os últimos meses.

A A1C deve ser dosada a cada três a seis meses. Não requer jejum e pode ser feita a qualquer hora do dia. Uma leitura menos de 7 por cento é a meta de campo. Quanto mais perto você chegar, melhor você vai se sentir.

Fonte: www.joslin.org/info/all_about_a1c.html

Traduzido e adaptado por Mark Barone

  • TAGS:

SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES.OFICIAL