Os direitos dos Diabéticos…você conhece?

No final do mês de março visitei o evento da ADJ e fui conversar com o ADJJur, para obter todas as informações possíveis sobre os meus direitos como diabética. 

Abaixo coloquei todas as informações que são relevantes para nós, e queria expressar a minha opinião sobre esse assunto.

Como já contei, tenho diabetes há trinta e três anos e, quando adquiri a doença, embora muito pequena, tenho vagas lembranças de como era o meu dia a dia de tratamento .Eram seringas descartáveis bem maiores do que as disponíveis no mercado hoje, insulina de origem suína NPH  e para o controle, tiras reagentes que eram “molhadas’ na urina – o Keto Diastix – que apenas dava um resultado menos preciso de como estava minha glicemia. Não me lembro se em 1979 já havia disponibilidade no Brasil de Glicosímetros – meu pai trouxe um de fora, aproximadamente em 1980, que era grande e me dava medo….mas tudo era bem mais difícil e, como sempre, muito caro.

Sempre tivemos condição de bancar meu tratamento, e, durante uma fase muito difícil em minha família, fui convidada pela UNIFESP para participar do protocolo da insulina inalável, do Laboratório Pfizer, em 2002, onde passei a ganhar todos os insumos para o tratamento: insulinas, canetas, lancetadores, glicosímetro e tiras. Foi um grande alívio para meus pais e para mim, e com isso, comecei a prestar um pouco mais de atenção neste assunto. Foram vários anos de protocolo e, quando acabou, voltei a comprar tudo…e que dor!!!!

Imaginem que, alem de usar a insulina Lantus e Humalog, que são mais caras que as distribuídas nos postos, ainda preciso dos medicamentos do rim, tireoide e neuropatia ( o Lyrica) , muito comuns para pacientes com tantos anos de diabetes. Quando fui ao eventos da ADJ, conversei com MUITOS  diabéticos que recebem todos os insumos do governo, e muita gente tem uma condição boa, mas esses são sim, alguns dos direitos do diabéticos. Afinal…com o caminhão de impostos que pagamos, temos que aproveitar esta oportunidade que a rede de saúde está nos oferecendo.

Abaixo coloquei o link para o site da ADJ, onde eles descrevem tudo o que mais nos interessa, e vou contar aqui a saga para conseguir minhas tiras e remédios pelo governo. 

A primeira parte foi pedir uma relaçao de tudo que preciso para a minha endocrinologista, e ir com este pedido ao Posto de Saúde mais proximo a minha casa. La, me detam um formulário, que tenho que levar para a endocrino preencher e assinar, além de carimbar. Aí, tenho que voltar ao posto e entrar na fila de espera para receber o glicosímetro e tiras… Vamos ver o que vem por aí!

Amanhã de manhã vou até a AME do Belenzinho, para pegar o formulários para insulina e outros medicamentos. Vamos lá!!!!

Aqui está o link para o ADJJur

http://www.adj.org.br/site/internas.asp?area=9934&id=617

 

 

  • TAGS:

SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES