Conheça o Desafio 10% – Troque 10% do seu peso por mais saúde na vida

O dia 11 de outubro é mundialmente conhecido como o Dia Mundial da Obesidade.  Devido à importância da data – atualmente mais de 54% dos brasileiros adultos têm sobrepeso, sendo que cerca de 17% têm obesidade (1) .  Esse número é preocupante e precisamos mudar este cenário!

Com o objetivo de alertar a população sobre a gravidade deste cenário, o laboratório Novo Nordisk organizou uma série de ações ao longo do mês – inclusive um deles foi o que participei sábado passado, dia 07 de novembro: uma aula de funcional em parceria com a revista Boa Forma ( fotos no Instagram do Clube !)

A obesidade é uma doença complexa e multifatorial, considerada um fator de risco para a o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, cancer, entre outras doenças crônicas – responsável por mais de 74% das mortes no Brasil.. No entanto, poucas pessoas associam a obesidade à saúde, o que torna a conscientização a respeito de causas e tratamentos ainda mais importante .

Frequentemente , as pessoas com obesidade são responsabilizadas pela condição, o que contribui para que elas se sintam constrangidas e evitem procurar tratamento. No entanto, por ser uma doença crônica, quem tem obesidade necessita de acompanhamento médico de longo prazo.

Chamando a atenção para esse cenário, foi criada em 2016 a campanha Obesidade é o que você não vê, com o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos do excesso de peso na saúde e reforçar o fato de que a obesidade deve ser enxergada como doença e não como uma escolha individual.

Neste ano, a campanha traz o Desafio 10% – Troque 10% do seu peso por mais saúde na sua vida, tem o objetivo de motivar aqueles que estão em processo de emagrecimento. Estudos indicam que  perda de 5% a 10% do peso corporal das pessoas com obesidade traz benefícios expressivos à saúde, como melhorias nos níveis de glicemia do sangue ( o que pode reduzir o risco de diabetes ou controlá-lo melhor) , da pressão arterial, dos níveis de colesterol e da apneia do sono. Além disso, tendo um objetivo palpável, é possível ver os resultados mais rapidamente e, assim, se manter motivado a seguir em frente.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site www.saudenaosepesa.com.br

 

 

 

 

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa