Você conhece a lipohipertrofia?

Nódulos, pequenos machucados, alterações na pele. Você costuma aplicar a insulina sempre no mesmo lugar? Conheça a lipohipertrofia.

 injection carrossel

Você está no trabalho e precisa aplicar insulina. Pela praticidade, levanta a blusa e pronto! Bolus aplicado. Isso….várias vezes na mesma semana, no mesmo lugar. Já pensou que isso pode deixar machucados em sua pele? Quais alterações essa aplicação sempre no mesmo lugar pode causar?

O nome disso é LIPOHIPERTROFIA, alteração no tecido subcutâneo em forma de nódulos, visíveis ou palpáveis, sob a pele nos locais e regiões mais frequentemente utilizados para aplicação de insulina.

Alguns hábitos que errados que podem causar a lipohipertrofia:

  • Fazer o rodízio sempre nos mesmos pontos de aplicação
  • Reutilizar as mesmas agulhas e seringas

Se você tem esse hábito, comece a mudar, pois isso pode atrapalhar o seu controle glicêmico, sabia? É comprovado que os diabéticos que tem lipohipertrofia tem maior variabilidade glicêmica, podem ter hipoglicemias inexplicáveis e, por conta dessa alteração no tecido subcutâneo – que altera o modo como o corpo absorve a insulina – ocasiona o maior consumo de insulina.

Como evitar o aparecimento do problema?

  • Realize SEMPRE o rodízio dos locais onde aplica a insulina! Confira a imagem abaixo para não errar.
  • Utilize apenas uma seringa ou agulha por aplicação

injecao insulina 2

Os nódulos geralmente desaparecem ao longo de meses sem aplicar no mesmo local. Caso tenha dúvidas, converse com seu médico!

É por esta razão que é tão importante fazer o rodízio dos locais de aplicação! E isso vale também para quem tem Diabetes Tipo 2 que faz uso das injeções todos os dias ok?

 

 

 

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa