Porque alguns diabeticos tipo 2 tem que usar insulina?

Muitas vezes, só os medicamentos não são suficientes para manter a glicemia de quem tem diabetes tipo 2 controlada. É possível melhorar o tratamento usando insulina. Porque?

INJECTION (1) carrossel

 

Outro dia, em um bate papo com um conhecido, ele desabafou que estava muito triste, pois teria que começar a usar insulina. Em outro caso, soube de um paciente DM2 que foi para o hospital, usou insulina e seu médico optou por usa-la para controlar melhor. Mas nenhum desses dois pacientes estavam felizes porque teriam que tomar injeção para o resto da vida.

Mas tomar insulina, é tão ruim assim? Porque tanta gente foge disso? Relacionei aqui algumas dúvidas muito comuns entre os pacientes portadores de diabetes tipo 2.

Se estou usando insulina é porque stou muito mal, muito pior.

Na verdade, o Diabetes é um problema crônico, que com o tempo costuma piorar, mesmo usando os medicamentos orais. Para isso, a insulina entra para evitar a evolução das complicações como a cegueira, problemas renais, amputações, problemas cardíacos – tão comuns nos dm2. Essa decisão clínica é muito prudente nesses casos!

Se eu uso insulina quer dizer que os remédios não fizeram efeito

Independente de se ter usado corretamente a medicação, o diabetes pode progredir. Isto acontece porque as células beta do pâncreas, que produzem insulina, perdem função a medida que o tempo passa.

Doi tomar injeção

Existem injeções que são sim bem doloridas! Mas a da insulina não costuma doer não! Hoje existem no mercado agulhas super finas, pequenas, que são bem delicadas na aplicação. Com a técnica adequada, a dor é muito, muito , muito pequena!

Eu vou ter muitas hipoglicemias

Claro que esse risco existe para todos os pacientes que usam insulina, MAS, se a alimentaçãoo for seguida direitinho conforme a recomendação médica, monitorando as glicemias com pontas de dedo, é bem mais difícil isso acontecer. E se ela ocorrer, fazendo a correção imediata tudo ficará bem

Minha qualidade de vida vai cair e minha rotina vai ser atrapalhada

Pode ter certeza que você está enganado! Na realidade, a insulina melhora muito a sua qualidade de vida, pois com o diabetes mais controlado, você terá energia e bem-estar. Até o sono melhora! E sua rotina será a mesma praticamente. A única coisa que vai mudar, é que terá que pode ser que tenha que levar com você no bolso ou na bolsa, a sua canetinha! Isso as vezes é até melhor que tomar vários comprimidos!

idoso e medico feliz

Quem usa insulina é tratado de uma forma diferente, com preconceito

Isso pode ser por pura falta de informação. Quanto mais os familiares, amigos e colegas de trabalho souberem sobre o assunto, mais respeito e entendimento terão. Muitas vezes isso acontece por falta de convivência, e podemos perfeitamente mudar essa realidade.

Insulina engorda

Se você usar a insulina para corrigir o que come e não praticar nenhuma atividade física, fatalmente irá engordar. Esses hábitos saudáveis fazem com que a glicemia, o peso, o metabolismo, tudo funcione em harmonia e é possível sim, manter um bom peso usando insulina.

Existem tratamentos naturais para o diabetes, bem melhores que insulina

Acredite, a Insulina é o tratamento mais natural para o diabetes, pois nada mais é do que a reposição de um hormônio que o organismo normalmente produz e que está em falta absoluta ou relativa.

 

Não acreditem em chás, sucos, receitas em geral que prometem a cura, a reversão, ou qualquer outro milagre contra o diabetes. Infelizmente, esta doença não tem cura, e ser tratada da forma correta nos possibilita viver normalmente, felizes e com uma longa e BOA vida!!! Cuide-se !

 

Fontes de consulta:

SBD

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa