Diabetes x cigarro: uma mistura perigosa!

Sem dúvida uma das combinações mais perigosas para quem tem Diabetes é o habito de fumar. Cigarro e diabetes não só não combinam, como podem contribuir para o aparecimento de várias complicações da doença. Fuja disso! 

Smoking-study

Dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco 2017, e a OMS ( Organização Mundial da Saúde)  adotou como tema da campanha Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento. Mas não é so nesse dia que essa batalha tem que se destacar. Todo dia é dia de combater o vício do tabagismo, que faz tão mal à saúde!

A proposta consiste em um apelo aos países-membros para que implementem medidas consistentes de controle do tabaco, incluindo a proibição de todo tipo de marketing e publicidade relacionados ao assunto, a adoção de embalagens simples para os produtos e o aumento de impostos especiais voltados para o setor.

Essa é uma batalha antiga, que tem várias pontas, mas, quem sofre de fato as consequências ;e o consumidor final, aquele que não consegue ficar longe desse hábito. Seja o fumante moderado , ou aquele que consome mais de um maço por dia, todos recebem uma quantidade enorme de substâncias além da nicotina.

Dados da OMS mostram que o consumo do cigarro chega a matar mais de 7 milhões de pessoas por ano e custa aos governos mais de assustadores US$ 1,4 trilhão, levando em conta despesas com saúde e perda de produtividade.

Stop_Colon_Cancer_Now_Butt_Seriously_Quit_Smoking_Colon_Health

Tabaco x Diabetes

Um diabético fumante aumenta o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, insuficiência renal, doenças dos vasos sanguíneos e câncer de pulmão. No diabetes os riscos são cumulativos.

Muitos estudos confirmam que o risco de morte prematura de uma pessoa portadora de diabetes fumante é entre uma e meia a duas vezes a de uma outra pessoa portadora de diabetes não-fumante.

Veja ainda alguns dados que vão fazer você banir esse hábito, caso seja um fumante!

  • Tanto o tabagismo como o diabetes aumentam o risco de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos
  • Diabéticos fumantes têm muito mais propensão a ter AVCs, insuficiencia renal, retinopatia e cancer de pulmão.
  • Pacientes com Diabetes tipo 2 que fumam tem muito mais dificuldade para controlar sua pressão arterial
  • A nicotina prejudica a eficácia da insulina, através de uma síndrome conhecida como “resistência à insulina”. Isso pode tornar o gerenciamento do seu diabetes mais difícil, já que as glicemias podem ficar mais teimosas.
  • Fumar afeta os pulmões e pode causar dano pulmonar crônico.
  • Praticar esportes e perder peso se torna mais difícil com o cigarro.
  • Para ter um diabetes controlado só com estilo de vida saudável ( sem uso dos medicamentos) fica muito menos provável de acontecer.

 

Fontes Consultadas:
Agencia Brasil
One Touch Brasil 

 

 

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa