Conheça – e entenda – o Fenômeno do Amanhecer

Porque a glicemia das primeiras horas do dia muitas vezes tendem a ficar mais altas? Entenda o que é o fenômeno do amanhecer

 

homem acordando carrossel

Já reparou que muitas vezes a nossa glicemia fica um pouco mais teimosa nas primeiras horas do dia? Frequentemente, nas consultas com o endocrinologista. Temos que ajustar doses de acordo com o estilo de vida, fase da vida, mas sempre me intrigou o porque das glicemias do final da madrugada.

Você sabe porque isso acontece? Essa teimosia tem nome e sobrenome, e uma razão para acontecer.

Todas as manhãs, o nosso corpo libera hormônios que fazem com que a gente acorde e manda uma mensagem para o nosso fígado, para que ele libere a glicose estocada para nos dar energia para iniciar o dia. Mas estes hormônios impedem que o corpo fiquem sensível à ação da insulina, fazendo com que a glicemia aumente entre as 04h00 e as 08h00, e esse processo é conhecido como FENÔMENO DO AMANHECER.

Que hormônios são esses ? São os hormônios contra-reguladores – os mesmo que atuam em situações de stress agudo ou então após as crises de hipoglicemia – e se dividem em quatro tipos:

  • Adrenalina
  • Glucagon
  • Cortisol
  • GH ( hormônio do crescimento)

O fenômeno do amanhecer acontece em todas as pessoas, mas em nós diabéticos pode ocasionar o aumento da glicemia e, claro, necessita de ajustes nas doses até chegar nos valores ideal.

Em pessoas que não tem diabetes, o processo é naturalmente equilibrado. Já nos diabéticos, por não produzirem a insulina ( no caso do diabetes tipo 1) ou que não produzem insulina devidamente ( diabetes tipo 2) não há insulina para “baixar” essa elevação nos níveis de glicemia, fazendo com que a hiperglicemia apareça.

Fique atento a sua glicemia na madrugada e nas primeiras horas da manhã. Converse com seu médico, Ajuste doses, fique sempre alerta. Se isso estiver acontecendo, provavelmente seu médico irá fazer ajuste de doses ou até rever seu jantar e/ ou ceia. Ajustes feitos, ficará bem mais fácil manter o controle!

 

 

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa