Prepare-se para curtir seu feriado prolongado!

Este é um dos feriados prolongados mais esperados do ano. Saiba como organizar sua mala e curtir muito, sme imprevistos! 

carnaval1

Imagem: divulgação

Ah….o carnaval!!!

Muita gente espera ansiosamente essa data festiva, desfila nos blocos de rua, vai atrás de trio elétrico, assiste escolas de samba….ou não! Tem gente que foge e tudo isso simplesmente para descansar.

Seja você um folião ou alguém que está em busca de sossego, aqui valem dicas preciosas para manter o controle glicêmico normal e curtir o feriado prolongado!

 Se você vai viajar, não importa se vai descansar ou pular: os preparativos!

 

  • Faça a mala do diabetes antes das roupas, eletrônicos, sapatos. Isso ajudará você a ter mais tempo para se lembrar de algum item caso se esqueça
  • Como a insulina deve ficar por ultimo, coloque um alarme, um aviso na parede. Tudo vale para não se esquecer de levar algo tão essencial
  • Se usa bomba de insulina, leve sempre em quantidade dobrada ( ou mais se ficar inseguro, caso a canula entupa, ou vc precise fazer trocas extras)
  • Glicosímetro, tiras reagentes, insulinas, glicose, pilhas, seringas, tudo isso tem que fazer parte da mala. Não se esqueça de levar glicose, açúcar, balas.
  • Para quem usa medicamentos via oral, leve sempre um pouco a mais, junto com o glicosimetro
  • Pense na sua alimentação , tente imaginar como será e, se necessário, leve lanchinhos práticos para fazer durante as refeições
  • Roupas e sapatos confortáveis farão com que vc aproveite sua viagem sem se preocupar com machucados. Pense nisso!
  • Vale a pena levar um kit básico de primeiros socorros na mala, caso se machuque ou precise de algo para dor, enjoo, mal estar
  • Revise tudo antes de sair, com calma e atenção

 

malas

Na praia

 

Nossos equipamentos merecem toda a atenção do mundo quando vamos para a praia: a areia, o calor, a agua salgada, agua doce de piscinas. Tudo pode estragar nossa brincadeira se um imprevisto acontecer.

Pra quem usa bomba, cuidado redobrado com a maresia!

E calor e insulina não cominam muito bem. Logo, é legal levar um compartimento consigo que teha aqueles gelos em gel, para manter o medicamento seguro

No campo

Para quem vai sumir do mapa, se for para lugares distantes e com poucos recursos, vale a máxima: leve sempre extras para não passar aperto! Pilha, tiras, glicose, insulinas, etc, etc. Se vc precisar de algo por lá, pode ser que não consiga encontrar. Pense nisso!

Fora do país

O primeiro cuidado a ter é um cartão de identificação em inglês e uma carta de seu endocrinologista. Leve também os “a mais” de medicamentos para não ter que comprar por lá. Mas se precisar, com as identificações fica tudo mais fácil. E não se esqueça de um bom seguro viagem. Ninguém sai pra passear querendo precisar disso mas, vai que!

Se vc vai pular muito durante esses dias

Glicose, glicose, glicose, lanchinhos, castanhas, glicosímetro que cabe no bolso, bomba com basal diminuído, alterar um pouco as doses da insulina. Converse com seu médico antes de botar o pé na estrada pra traçar a melhor estratégia! Com certeza, você vai queimar muito mais glicose que o normal, pois pular e dançar demanda um grande gasto. Converse com seu endocrinologista!

Só vai descansar? Então aproveite!

Pretende dormir muito, comer mais? Também vale se programar certo? Faça mais pontas de dedo, tente se exercitar para manter a glicemia no lugar, e descanse!

Frio ou calor? Cuidados sempre!

Tanto no calor quanto no frio precisamos hidratar muito! Todos sabem, como já foi falado em um post recente no blog, que as altas temperaturas fazem a gente transpirar mais, perder mais líquido ( se formos pular então, mais ainda) e o nosso corpo constantemente dá sinais de que precisa de líquido!

No frio também, principalmente se o destino deste carnaval for estações de esqui, que costumam ter o ar muito mais seco que o que estamos acostumados. Portanto, não se esqueça de ingerir muito líquido.

Agora é só aproveitar o feriado prolongado! Bom carnaval a todos!

 

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa