Cuidado na prática de exercícios físicos!

exercicos_diabetes

Acabei de ler um post SUPER interessante do blog Educação em Diabetes, da Farmácia Doce Vida Diabetes.

O post não fala diretamente sobre Diabetes, mas levanta um assunto que tenho certeza que muita gente não presta muita atenção ( e não precisa ser só diabético para ter que se preocupar com isso!): a qualidade dos equipamentos envolvidos na prática de exercícios fisicos ( tão vital para a nossa existência).

Outro dia estava olhando dois pares de tenis bem antiguinhos que ainda tenho aqui por causa da cor ( um é branco preto e rosa, outro branco e azul claro), daqueles que tem molas ( super pesados) que estão com o solado na lateral de fora completamente gastos ( e olha que eu nem usei os dois pares tanto assim) e comentei com o meu marido que estou bem mal de tenis. E costumo fazer exercicios quase todos os dias , ou seja, logo mais os que estão em uso freqüente irão pelo mesmo caminho. Que chato!

É realmente muito importante se atentar a isso, pois , conforme a matéria citada, o uso de equipamentos em mau estado pode ocasionar lesões sim. Imaginem uma torção, um desgaste do joelho, coluna, impacto,  ou qualquer outro problema que pode aparecer, para um portador de diabetes? Vira um problemão! No meu caso então, multiplique o problemão por 5 x, pois eu não posso chegar perto de um anti- inflamatório nem no pensamento, até as pomadas de Diclofenaco uso com cautela, e os corticóides fazem a glicemia subir até a superfície lunar. Estou tratando de uma torção no pé que aconteceu na 6a feira antes do carnaval, só indo à fisioterapia, e ainda sinto dor a noite, dor ao sentar de pernas cruzadas, para esticar o pé…e não posso reclamar! Além do tratamento, ainda fiquei pouco mais de 15 dias parada, o que me custou um descontrole glicemico que está bem dificil de colocar no lugar ( Dra. Sonia, se prepare…) .

A escolha dos tenis é super importante por vários aspectos. De acordo com a matéria, temos sempre que escolher opções que ofereçam conforto e, de acordo com a atividade que vamos praticar, prestar bem atenção em como é a absorção do impacto ( atencão para quem corre!) , na ventilação que ele oferece, na flexibilidade ( já comprei tenis macio mas que formou bolha na parte de trás do pé), nas costuras….tudo isso é super importante! E não pense você que tenis bom é só aquele que custa uma fortuna. Aqueles tenis de 12 molas de antigamente eram até alvo de ladrões mas todo professor de educação física que conversei na época me mandou correr daquela opção. Era pesado, não oferecia o amortecimento que o meu joelho precisa ( sim, eu também tenho o joelho problemático!) e custava uma fortuna! Resultado? Costumo sempre ter um modelo com preços acessíveis e confortável. Toda menina gosta de variar né? 😉

Outros equipamentos que acho que valem muito a pena serem considerados e levados com você:

  • Garrafinha de água sempre por perto ok?
  • Boné ou viseira para quem vai praticar exercícios físicos ao ar livre durante o dia
  • Garrafinha de água para hidratar sempre , ou squeeze ( vc já viu as garrafinhas que tem aquele gelinho dentro? Ganhei uma e amo! Você deixa no congelador e quando for usar, coloca a água gelada lá dentro e ela se matém agradável!
  • Bolsinha, pochete ou qualquer compartimento portátil para carregar nossos documentos e o nosso cartão inseparável de “Sou Diabético”, glicose, glicosímetro e insulina
  • Pra quem tem problemas cardíacos ou precisa monitorar os batimentos, o relógio e frequencímetro
  • Oculos de sol ( nada de oculos do camelô , pelo amor de Deus, pois sua retina não ceita falsificações e pode te dar um susto) par atividades praticadas durane o dia

Pratique o que gosta, o que lhe dá prazer, seja caminhada, corrida, natação , futebol, pedalada….não importa o que você vai fazer. Faça com amor, com atenção, com dedicação e cautela. Seu corpo – e seu Diabetes – vai lhe agradecer todos os dias!

Ótima semana a todos….com muito exercício!!! =D

© Copyright – 2015 Clube do Diabetes. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: mufasa