Free Style Libre chegará ao Brasil em breve

Recentemente, o laboratório Abbott lançou o tão aguardado sistema de monitoramento de glicose FreeStyle Libre, na Europa. O produto, único no mundo, destina-se a ser um substituto para os medidores de glicose no sangue, dando aos pacientes muitos dos benefícios da monitorização contínua de glicose (CGM), incluindo os valores de glicose em tempo real, informações sobre tendências e relatórios abrangentes.

Para le a glicemia, é necessário apenas aproximar o equipamento do sensor

Para ler a glicemia, é necessário apenas aproximar o equipamento do sensor

Em novembro passado, no Congresso da SBD ( Sociedade Brasileira de Diabetes ) o equipamento foi apresentado à comunidade médica e em breve será comercializado no Brasil, estima-se que no terceiro trimestre deste ano .

Você pode obter mais infos no site do Freestyle Libre

O aparelho pode facilitar muito o dia a dia dos diabéticos, especialmente aqueles usuários de insulina que precisam de testes frequentes para monitorar glicemia e que desejam mais informações do ​​que os atuais medidores podem proporcionar.

Um ponto chave da diferença para o CGM (Monitor Contínuo de Glicose, utilizado em bombas de Insulina como as da Medtronic e Dexcom – disponível apenas na Europa e EUA ) é que FreeStyle Libre não possui alarmes quando ocorre uma alta ou baixa taxa de glicemia, o que significa que não é tão ideal para aqueles com episódios frequentes de hipoglicemia ou para os que não possuem percepção da hipoglicemia

Algumas vantagens do novo glicosímetro:

1. Possui um pequeno sensor (semelhante a uma moeda de 1 real), aplicado na parte posterior do braço, que mede de forma contínua as leituras da glicose e armazena os dados durante o dia e a noite.
2. O leitor captura as informações do sensor por meio de um rápido scan de 1 segundo. Inclusive sobre a roupa.
3. É possível tomar banho, nadar ou praticar exercícios sem se preocupar. O sensor foi desenvolvido para ser resistente à água e durar até 14 dias.
4. A cada scan, o leitor mostra um gráfico com o passado, o presente e o futuro da sua glicose. O passado é apresentado por meio do histórico das últimas 8 horas. O presente é a sua glicose no momento do scan. E o futuro é mostrado por meio de uma seta que indica a tendência da sua glicose.
5. Tamanho pequeno (35 mm x 5 mm) , do tamanho de uma moeda de 1 real
6. Não exige calibração já que elimina picadas dolorosas no dedo necessárias para calibração

Este é o sensor do Freestyle Libre

Este é o sensor do Freestyle Libre

Como é feita a leitura da glicemia ?

 O leitor possui uma tecnologia avançada que captura as informações do sensor em um rápido scan e as apresenta em gráficos e relatórios de fácil entendimento. Basta aproximar o aparelho do sensor para o scanner captar as informações.

 Fique ligado no Clube, onde noticiaremos quando o equipamento estará disponível em nosso país. Estamos todos curiosos para experimentar esta novidade em nosso tratamento! 🙂

 Fontes consultadas :

Laboratório Abbott

Diatribe

 

 

 

 

 

 


SIGA O INSTAGRAM @CLUBEDODIABETES.OFICIAL